Quais os documentos necessários para migração da contabilidade?
- Contrato social ou requerimento de empresário;
- Alvará de funcionamento;
- Dados de acesso ao site da prefeitura;
- Código de acesso do Simples Nacional;
- Inscrição estadual caso seja empresa de comércio;
- Certificado digital (apenas modelo A1);
(Todos os documentos em formato digital).
Como ocorre o processo de migração?
O primeiro passo é comunicar a troca de contabilidade ao seu antigo contador. Após a assinatura do contrato de prestação de serviços com a Formalizou, iremos enviar uma checklist com a documentação necessária.
Como funciona o atendimento ao cliente?
Nosso atendimento é totalmente online através de e-mail, WhatsApp e telefone, você poderá tirar qualquer dúvida conosco utilizando estas plataformas de acordo com o plano escolhido.
Como funciona o atendimento ao cliente?
Após a assinatura do contrato de prestação de serviços você receberá instruções de envio e recebimento de documentos, de forma totalmente segura e confidencial. Na sequência, será encaminhado um checklist dos documentos necessários.
Como ocorre a abertura da empresa?
Após a assinatura do contrato de prestação de serviços você receberá instruções de envio e recebimento de documentos, de forma totalmente segura e confidencial. Na sequência, será encaminhado um checklist dos documentos necessários.
Como abrir minha empresa com a Formalizou?
Cadastro Inicial: Depois de acessar nosso site e tirar suas dúvidas com nossos especialistas, você escolherá um plano que se encaixe no seu perfil. Após isso solicitaremos algumas informações para o cadastro inicial, como nome da empresa, localização, tipo de empresa (comercio ou serviço), qual atividade a ser desenvolvida (quanto mais informação melhor pois poderemos analisar a melhor atividade e a mais vantajosa para você).
Pagamento: O próximo passo será a assinatura do contrato com a Formalizou e a realização do pagamento da primeira mensalidade (seu único custo com o processo de abertura na escolha de um de nossos planos serão as taxas governamentais).
Coleta de Dados: Entraremos em contato solicitando todas as informações para começarmos a estruturar sua empresa e deixá-la aberta. Será necessário informações do tipo: quantidade de sócios, documentos pessoais dos sócios, copia do IPTU do imóvel onde será a empresa.
Aprovação das Informações: Quando você aprovar nossas sugestões de atividades e não quiser alterar mais nada no seu cadastro, começaremos a elaborar os documentos para registro. Lembrando que o primeiro passo é a consulta prévia de localização e nome da empresa aos órgãos públicos para verificar se é possível a utilização do nome escolhido e o endereço é adequado. Caso ocorra algum indeferimento entraremos em contato para solucionar e acharmos caminhos alternativos.
Registro: Com todos os dados aprovados e a documentação pronta, enviaremos em PDF por e-mail os documentos para assinaturas e instruções para registro das assinaturas em cartório, em alguns casos não será necessário registro em cartório do documento físico, pois a Junta Comercial está se adequando para receber estes documentos assinados de forma digital (via certificado digital dos sócios). Quando todo este procedimento for aprovado seu CNPJ já estará liberado, porém ainda não poderá emitir notas fiscais pois precisamos da conclusão da próxima etapa que é o registro na prefeitura do município e emissão do alvará, caso necessário (está etapa de registro na prefeitura a Formalizou irá gerar e enviar em PDF por e-mail todos os documentos necessários para o cliente realizar o protocolo). Após o processo de registro na prefeitura ser aprovado e liberado a nota fiscal, enquadraremos a sua empresa no melhor regime tributário (Lucro Presumido ou Simples Nacional), para as empresas optantes pelo simples nacional realizamos o pedido e aguardamos a liberação por parte da Receita Federal.
Cuidaremos dos registros digitais e caso seja necessário algum protocolo presencial a Formalizou irá entrar em contato para orientar o passo a passo como o cliente deve proceder.
Formalizado: Depois de todos esses procedimentos sua empresa está pronta para o desafio, pois o primeiro passo foi dado e agora é a hora de você empreender e por em prática suas ideias inovadoras para alcançar o sucesso. Saiba que estamos ansiosos e animados para cuidarmos da sua contabilidade. Você vai ver que com a Formalizou a contabilidade se torna simples e prática, ao contrário do que dizem por ai!
Como falar com a Formalizou durante o processo de abertura?
Você iniciou todo o processo de abertura e precisa de ajuda? Pode nos enviar um e-mail ou uma mensagem em nosso WhatsApp que iremos esclarecer suas dúvidas.
Posso abrir uma empresa em endereço residencial?
Depende. Na maioria das vezes sim. É preciso verificar as regras junto à Prefeitura. Alguns municípios não aceitam o endereço residencial para atividades de comércio, portanto antes da abertura devemos solicitar a viabilidade para verificar se a atividade é adequada ao endereço.
Vocês abrem empresas na minha cidade?
Para consultar se atendemos na sua região, verifique diretamente com um de nossos especialistas através do espaço abaixo ?VAMOS CONVERSAR?? ou nos envie um WhatsApp disponível em nosso site.
Quais portes de empresa a Formalizou atende?
Atualmente nós abrimos e realizamos a contabilidade de empresas de pequeno porte e micro empresas. Também alteramos empresas do Microempreendedor Individual (MEI) para Micro Empresas (ME) ou Empresas Limitadas (ltda) em algumas cidades. Abaixo tem uma explicação rápida para possíveis dúvidas:
- MEI (Micro Empresa Individual): faturamento de até R$ 81.000,00 ao ano. Não atendemos
- ME (Micro Empresa): faturamento de até R$ 360.000,00 ao ano. Atendemos
- EPP (Empresa de Pequeno Porte): faturamento de R$ 360.000,00 até R$ 4.800.000,00 ao ano. Atendemos
- NORMAL: não possui limite de faturamento porém não pode aderir ao Simples Nacional.
A Formalizou abre associações e organizações sem fins lucrativos?
Sim, porém antes de iniciar o processo de abertura consulte um de nossos especialistas para esclarecimentos pois este processo não está disponível para todos os municípios.
Quais informações do endereço são necessárias?
Para sua empresa ser registrada no endereço solicitado é preciso algumas informações como: endereço completo; inscrição imobiliária (cópia do IPTU do imóvel) este número é obrigatório para abertura e também possui informações como área do local e etc.
Quais atividades não são atendidas pela Formalizou?
Algumas atividades que ainda não estamos atendendo:
- Administradora de condomínios;
- Atividades relacionadas a agricultura;
- Cartórios;
- Cooperativas;
- Fábricas e indústrias em geral;
- Farmácias;
- Instituições financeiras;
- Serviços de hotelaria;
- Serviços de segurança;
- Transporte de cargas em geral.
Estas são algumas atividades porém consulte sempre nossos especialistas antes de iniciar o processo de abertura.
A Formalizou protocola os documentos?
A Formalizou fica responsável por confeccionar todos os documentos necessários para abertura da sua empresa. Por sermos uma contabilidade online ainda não possuímos uma equipe em cada município para realizar este tipo de serviço, No momento estamos disponibilizando este serviço apenas em alguns municípios como: Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, Blumenau, Balneário Camboriú, Tijucas, entre outras. Consulte nossos especialistas para demais duvidas relacionadas a atendimentos em protocolo.
Preciso de certificado digital para abrir a empresa?
Sim, a maioria dos órgãos públicos está exigindo para realizar procedimentos de registro em seus órgãos públicos. Um exemplo disso é o Estado de Santa Catarina onde realizamos a maior parte de nosso atendimento. Em Santa Catarina é necessário que os sócios das empresas possuam certificados digitais E-CPF para que possam assinar o contrato de forma totalmente digital. Nós da Formalizou daremos todas as instruções necessárias de como realizar a compra e emissão destes certificados digitais.
Preciso de um certificado digital empresarial?
A maior parte dos municípios já implementou a obrigatoriedade do certificado digital E-CNPJ para emissão de notas fiscais. A Formalizou auxiliará da melhor maneira se será necessário a emissão do certificado e onde é possível realizar a compra e emissão do certificado para sua empresa.
Quanto tempo leva para abrir a minha empresa?
Normalmente o processo de abertura leva em torno de 30 a 60 dias a contar de toda a confirmação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) de sua empresa. O tempo pode variar de acordo com a análise dos órgãos públicos. Após tudo aprovado é que será possível registrar na Prefeitura para obter a emissão de notas fiscais.
Como funciona o protocolo na Junta Comercial?
Para o estado de Santa Catarina este processo é totalmente digital, não sendo necessário o comparecimento ao órgão de registro. Exceção de alguns serviços que ainda não foram totalmente integrados na plataforma online.
Como funciona o protocolo na prefeitura?
Após o registro do CNPJ é a hora de realizar o cadastro na prefeitura. Nesta etapa daremos início ao cadastro da empresa na Prefeitura de seu município para emissão de notas fiscais e obtenção do alvará de funcionamento, caso necessário. Nossa equipe irá elaborar os documentos necessários para o cadastro e enviará por e-mail, com todas as instruções de como será feito o protocolo. A parte de protocolo será de responsabilidade do cliente. O prazo de análise pode variar muito de cidade para cidade, em média leva em torno de 15 a 25 dias uteis.
Como funciona a etapa de enquadramento no Simples Nacional e finalizção de abertura?
Será encaminhado para Receita Federal a solicitação do Simples Nacional após a realização do registro na Prefeitura. A Receita Federal fica responsável de analisar e aprovar os pedidos de enquadramento. A data de liberação dos pedidos é determinada nos dias 06, 16 e 26 podendo ocorrer variações da Receita. Uma vez que seu enquadramento seja aprovado, o processo de abertura é finalizado e já será possível emitir notas fiscais.